quarta-feira, 29 de junho de 2011

Marketing brasileiro, o pior explorado do mundo!

 

O Brasil é o país mais vezes campeão no esporte mais popular do mundo, o futebol. Pela quantidade de pessoas que acompanham cada detalhe dos campeonatos e vibram nos jogos como se fossem um verdadeiro "acontecimento" em suas vidas, é fácil perceber que somos um povo fanático por esse esporte.
E essa relação torcedor x clube ultrapassa o limite da razão e estabelece um vículo emocional de dar inveja a qualquer marketeiro que trabalha com produtos ou serviços "convencionais". Já imaginou se uma consumidora de Activia, por exemplo, fosse tão envolvida e apaixonada pela marca como é um corinthiano roxo?
Com esse contexto, os times brasileiros têm a faca e o queijo na mão pra fazer uma belíssimo trabalho de valorização e exploração de marca. Mas... parece que ninguém sabe ou quer fazer isso direito.
A consultoria Crowe Horwath RCS divulga anualmente uma estimativa do valor das "marcas" dos principais clubes do mundo. Ao cruzar essa informação com a quantidade de torcedores que cada um tem, chegamos a um resultado pífio. Em geral, os clubes europeus sabem trabalhar MUITO melhor as suas marcas, mesmo com menos torcedores.
O Flamengo, por exemplo, é o time com a maior torcida do mundo (33 milhões de torcedores no Brasil!), mas sua marca não vale nem 1/5 do valor da marca "Manchester United", que tem apenas 4 milhões de torcedores na Inglaterra (veja gráfico abaixo).
Somos bons de futebol, mas de Marketing....
Fonte das informações:
Valores das marcas: Globoesporte e Máquina do Esporte /  Tamanhos das torcidas: Mundo Estranho

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