domingo, 30 de agosto de 2015

Calendário do Futebol Brasileiro


                Mais uma vez, como em todos os anos anteriores, estamos discutindo a quantidade de jogos dos grandes times brasileiros. Todo ano a mesma coisa, os maiores times do Brasil fazendo a mesma reclamação, agora eu pergunto porque não muda nunca? Muito fácil, porque os dirigentes não tem o real interesse em mudar o calendário, apenas usam o calendário de bengala para quando alguma coisa sair fora do controle. Time perde em casa para uma equipe que gasta 15% do que gasta o da casa, de 3x0....culpa do calendário, afinal jogamos 798 partidas nesse mês 4.537 no ano e etc. 
                Então quer dizer que o excesso de jogos não é problema? Na verdade eu concordo que isso é um grande problema, nosso calendário não para nem em datas FIFA, tipo Copa América, Eliminatórias e etc. Jogo quarta e domingo.... não tem como treinar a equipe, porque é jogo recuperação fisica, jogo, recuperação....e assim vai. E se por acaso o time começar a se entrosar, e começar a ganhar jogos direto, um ou dois (ou mais) jogadores serão convocados para as seleções de seus respectivos países e o campeonato não para, ou seja, os times perderam seus melhores jogadores, e ainda pode piorar, algumas vezes os times se encontram com jogadores da base, daí sim....começam as convocações para seleções sub 23, sub 20, sub 18, etc, para disputar o torneio de Amsterdã, torneio da Cingapura e etc. Com isso os times ficam sem seus principais jogadores em MUITAS partidas do ano, realmente o excesso de jogos é algo que compromete todo o espetáculo. Só para dar um exemplo, imagina se na Espanha fosse igual aqui....durante as datas FIFA, Barcelona e Real Madrid não teriam jogadores para jogar, afinal quase todos do elenco são convocados para as seleções de seus países, lembro de uma entrevista do Marcelo lateral do Real Madrid, falando que era muito estranho quando ele não era convocado, pois ele tinha que treinar com os Juniores, porque os os outros eram quase todos convocados.
                   O que realmente incomoda e a hipocrisia feita na hora da reclamação, quando os dirigentes reclamam do calendário, eles reclamam para dar uma desculpa ao torcedor, e não em prol da mudança efetiva do calendário. A reclamação é em tom de justificativa de resultado ruim. Se isso é um problema para os grandes times do Brasil, eles devem se unir e reclamar, nenhuma instituição, confederação, federação e afins, é maior que os gigantes brasileiros. Não existe torcedores da CBF, da FGF, da FERJ ou qualquer outra, as pessoas torcem para o clubes, os torneios são feitos para os clubes, se algo está incomodando os clubes, eles devem reclamar até serem ouvidos, bater o pé, se negar a participar se não for algo bom para eles. Mas não é isso que fazem, eles vão para as reuniões da CBF, ouvem tudo quietinhos, depois vem falar na imprensa que o calendário é ruim.....haaaaa...sem essa.....não adianta reclamar para mim....eu não vou mudar nada...vai reclamar na CBF!! 

quarta-feira, 18 de março de 2015

Estamos Distantes do Futebol Europeu


                      Quando digo isso não me refiro somente ao Futebol Brasileiro e sim ao Futebol Latino!!! Os times no nosso continente (salvo algumas rara exceções), não pensam em médio ou longo prazo, se pensa apenas no hoje!!! Talvez porque a maioria dos mandatos dos Presidentes durem 2 anos e assim acabam pensando somente dentro desse período.
                       Mas acho que também é culpa nossa, nosso povo não tem paciência para entender um trabalho a longo prazo. E olha que não estou falando de Treinadores de Futebol, estou me referindo a questões financeiras, estruturais e etc. Hoje se o Presidente do SEU clube dissesse que a partir daquele momento não seria feita nenhuma contratação por um período de 5 ou 6 anos, o time seria feita apenas para não cair de divisão, e que nesse período seriam pagam todas as contas, seria feito um investimento pesado na Base, seria feito investimento no estádio, nas acomodações, no conforto de quem vai ao estádio, gramado e etc. Após esse período de seca de grandes times a Base começa a render frutos e em 10 anos seremos a Maior Potência do continente e não teremos mais problemas de dinheiro. Claro lendo o que eu escrevi sentando em casa é fácil dizer, "eu aceitaria", mas quando SEU time perde uma, empata a outra, perde de novo, não é protagonista do campeonato, você também vai querer a cabeça do Presidente, querer contratação!!
                          Qual é a mágica do Barcelona? Base fortíssima, revelando craques a todo instante, os melhores utilizados no time principal, outro servindo como fonte de renda. Um estádio espetacular, grandes jogadores, afinal revela muitos jogadores então não precisa contratar o time todo, somente quem realmente vale a pena. Não vemos o Barça comprar um Damião ou um Alexandre Pato, tudo bem que eles fazem algumas apostas que não dão certo, como por exemplo o Keirrison, mas o Barça faz aposta com o dinheiro que está sobrando, que não vai fazer falta, como se fosse um investimento de risco. Mas os times daqui não, eles compram o Damião, pagando uma quantia que eles não imaginam de onde irão tirar, parcelam em varias vezes, enquanto isso o grupo de jogadores com salário atrasado, e tudo isso por uma aposta que muitas vezes não da certo!
                            Ai você vai me dizer que o Barcelona tem muitos sócios que contribuem e ajudam o clube, sim mas até eu seria sócio do Barça, imagina você ir no jogo quase toda semana ver Messi, Neymar, Suarez, Iniesta, Pedro, e tantos outros. O que nosso times oferecem, ta certo que depois da Copa a maioria dos estádios dos grandes clubes brasileiros melhoraram, mas no restante da América Latina, os estádio sem conforto, gramado cheio de buraco, jogadores sem qualidade, assim fica difícil ser sócio!
                             Infelizmente eu acho que não vamos mudar esse panorama nos próximos 10 anos ou mais!! Mas lembre-se não existe mágica!!